Sábado , 20 Julho 2019
[wds id="3"]

Uma estrada que indica a rota do progresso

No inverno é o atoleiro que atrapalha quem quer fazer o percurso de 18km entre as localidades de Santa Luzia e Japerica, importantes Vilas do município de São João de Pìrabas. A poeira, os buracos e o pedregulho, são os “cartões de visitas” do verão, impossibilitando as pessoas de usufruírem do aconchego que propicia aquele local bucólico, a aprazível Japerica.
Os 18km de extensão da estrada que faz parte da malha rodoviária do Estado, são compostos também pelas localidades: Nazarezinho, Patauá, Muru-Muru e Pariquis, onde residem centenas de famílias que com Japerica formam o conglomerado em uma Região que tem potencial da agricultura e da pesca, faltando ainda a exploração do turismo para a formação da cadeia produtiva incrementada pelo Poder Público, conforme todos os itens apontados nas planilhas de reivindicações da população.
Pensando em ações progressistas para a Região, o vereador Manoel Santos (PMDB), teve requerimento aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Pirabas, quando reivindica ao prefeito Antonio Menezes das Mercês, o “Tonhão”, para que ele se junte ao Legislativo enviando atencioso ofício ao Governo do Estado, via Secretaria de Transportes, pedindo em caráter de urgência a execução dos serviços de pavimentação asfáltica no trecho Santa Luzia/Jperica.
De acordo com o vereador, além da aprovação, seus pares na Câmara, o apartearam e foram unanimes em se somar ao requerimento, enriquecido por uma justificativa em que a clareza foi o principal instrumento no que diz respeito a necessidade que a Região tem. Para a reportagem do JC, Manoel entregou cópia do requerimento aprovado, dizendo-se estar entusiasmado com a repercussão que teve sua proposição.
No mesmo ínterim, o prefeito Tonhão, em Japerica, também recebeu nossa reportagem e disse que aprovou a iniciativa do vereador e de seus pares na Câmara, somando-se a eles para buscarem alternativas através dos Deputados, uma vez que para a realização desse serviço, somente com emendas parlamentares, porque se trata de rodovia estadual.
Ainda falando sobre Pirabas, Tonhão explica que está se esforçando o máximo para manter sua administração dentro do equilíbrio, dada a condição econômica do país forçar os municípios a diminuírem os gastos. “Espero no ano que vem, mais atendimentos aos municípios por parte do Governo federal, pois o ano em curso não houve como os prefeitos trabalharem com tranquilidade, porque a crise é o amedronto de todos e os recursos estão escassos”, avalia o prefeito, enfatizando ainda que está sempre em Brasília, procurando alternativas, principalmente indo aos gabinetes dos deputados que compõem a bancada paraense.
Por sua vez, o vereador Manoel Santos, ressalta que vai acompanhar o desenrolar da tramitação de seu requerimento e informar aos moradores da Região, os passos a serem dados, uma vez que é papel do parlamentar, fazer valer suas reivindicações dando ciência ao munícipes. “Sou vereador de Pirabas e defendo todas as comunidades, pedindo através de requerimentos, aquilo que é o anseio dos moradores e percebendo que a necessidade de se ter uma estrada com pavimentação de qualidade, conversei com algumas pessoas e apresentei a matéria na Câmara, agradecendo aos parlamentares que a aprovaram, estendendo também ao prefeito Tonhão que se dispôs a arregaçar as mangas e formar fileiras para que consigamos tal façanha que tanto contribuirá para o desenvolvimento do município e da Região”, reitera Santos.

Edição e digitação: Dinho Aguiar
Texto: Paulo Vasconcellos
Imagens: Dalva Vasconcellos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

[wds id="3"]